Nosso som

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Você conhece o AJURI?

Conhecer a diversidade cultural e a realidade de jovens que vivem nas margens dos rios e/ou comunidades tradicionais é essencial para garantir à PJ a coerência de sua caminhada pastoral.  A palavra AJURI quer dizer ajuntamento ou reunião. O termo traz o sentido desse projeto que quer conhecer, respeitar e defender a realidade social e cultural dos povos tradicionais, como os ribeirinhos, quilombolas e indígenas. Desta forma é possível lutar pela dignidade e vida dessas comunidades, pautando e valorizando a imensa diversidade dos biomas brasileiros: a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado, o Pantanal, os Pampas e a Mata Atlântica



O Projeto AJURI quer fortalecer a sua identidade em meio aos grupos de jovens, e para isso, criou através de seu representante e artista Jon um símbolo. Este que desejamos ser visto, apreciado, e assumido por jovens de todo o Brasil.




Estes belos traços que compõem esta imagem, tem seu significado, conheça-o na explicação do nosso artista:

“A origem do símbolo do ajuri tem 5 pontos fundamentais.

1. Os traços e cores dos povos tradicionais visto explicitamente no globo terrestre;

2.As letras A e I inteiramente ligadas, representa o início, o fim e renascimento;

3. O pouco da natureza que completa o globo representa o ciclo de vida continuada;

4. As letras “JUR” chamam atenção para simplicidade do céu, considerada a complexidade de DEUS para os povos tradicionais;

5. Os traços e as cores da unificação da letra “A e I”, misturados, representam a identidade cultural de várias histórias.”


O Jovem Robson Silva, lançou em 2010 um proposta de hino para o projeto, até então, de acordo com nossas informações, é o único hino criado até aqui e que pode ser usado pelos grupos de bases para cantar e apresentar o projeto em suas comunidades e paróquias. Ficou muito bom e vale a pena conferir. 



Um comentário:

  1. Muito bom !! O símbolo Ajuri representa bem esses povos os nossos povos originais !!Vamos fazer a nossa juventude conhecer e se aproximar das vivências dos povos tradicionais nesse sentido !

    ResponderExcluir